terça-feira, 18 de agosto de 2009

CUSTELA DE AREIA












Se me perguntassem qual nome eu colocaria na bicicletada desse final de semana, eu responderia: "Custela de Areia".

Eu pensei que seria apenas um passeio turístico até o sítio do meu sogro, mas o caminho até Miraporanga se mostrou um desafio e tanto à resistência. Com duração de 3 horas e 30 minutos, a trilha passava por uma estrada com muita trepidação e areia nos lugares que mais exigiam esforços: na descida, no plano e o triplo de dificuldade na subida.

Com um sol de rachar mamona nas costas, pensei em desistir uma vez... tá bom, 2 vezes, mas, por volta das 10h30, com o sol quase em seu máximo potencial, encontrei dois homens trabalhando na estrada, eles me deram uma boa notícia. Segundo eles, a cidade estava a apenas 4 km, só faltava mais uma subida e uma reta, eu já estava quase lá.

Saí mais aliviado e com disposição para encarar o último pedaço, porém, minha alegria durou pouco, foram os piores 4 km da minha vida! A areia fofa fez com que eu me desgastasse tanto que esses míseros quilômetros foram feitos em 19 min. Nunca tive uma experiência nem parecida, não sei de onde e nem como arrumei forças para chegar à “vila” de Miraporanga.

Mas, ao chegar lá, foi só alegria! Minha namorada, a Roberta, e sua família me aguardavam ansiosos, pois sabiam da dificuldade proporcionada pela areia, eles queriam ver se eu realmente iria conseguir, estavam duvidando de mim. Mas, como o planejado, ocorreu tudo bem.

No domingo, eu, ainda empolgado, queria voltar pedalando para Uberlândia, mas a tia da Roberta me ofereceu uma carona, e eu resolvi aceitar. Antes de ir embora, fiz um tour pelo sítio mesmo, peguei os caminhozinhos feitos pelas vacas e fui andando pelos pastos e matinhas da região.

Depois de uns 5 km, resolvi voltar, e foi aí que comprei meu primeiro terreno desde que comecei a pedalar. Cai em um single track que, pra variar, estava cheio de areia. Mas foi tranquilo, fora a sujeira de terra, tive apenas algumas escoriações no cotovelo, nada demais. E assim terminou mais uma bicicletada no final de semana. Pude aproveitar o ar puro no sítio e ainda me aventurar sozinho pelas terras do sertão da farinha podre.

Observação para a Trilha de 1,5 km feita na Reserva do Panga, na estrada do campo florido: É realmente muito bom pedalar ao som da bike, do mato e da própria respiração!

Fiquem em Paz.

Peruzzo

3 comentários: